Depois de muitos anos de lutas, Jônatas conseguiu juntar o suficiente para comprar uma casa. Esse tinha sido o sonho acalentado pela família durante muitos anos. De informação em informação, chegou a um casarão antigo que necessitava muitos reparos, tinha um terreno grande e não ficava distante do trabalho. Resolveram comprá-lo. Fizeram algum reparo de emergência, e a família se mudou. Foi um dia de muito trabalho, mas de muita alegria também.
Uma vez Jônatas subiu ao sótão da casa e encontrou muito material antigo deixado pelo ex-proprietário: quinquilharias, coisas imprestáveis, e um violino velho, sem cordas.
Em conversa com um vizinho, contou-lhe sobre o achado, mostrando-lhe o velho instrumento. Jônatas nem desconfiou quando o vizinho lhe quis comprar o instrumento, oferecendo-lhe um valor muito acima do imaginado. Aceitou a oferta e vendeu.
Algum tempo depois veio a saber a razão de tal oferta. O violino era um legítimo Stradivarius, com mais de duzentos anos de fabricação, que vale uma grande fortuna.
Tinha tido em suas mãos um grande tesouro e o deixara escapar, por ignorar a verdade!
"Os pensamentos do diligente tendem d abundância, mas os de todo o apressado tão-somente d pobreza" (Pv 21.5).
Peres,
Alcides Conejeiro, 1921-Ilustrações selecionadas. Rio de Janeiro, CPAD,1985.
Nenhum comentário:
Postar um comentário